segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Práticas de inclusão escolar

Práticas de Inclusão escolar

Meu aluno Abraão, desenvolvendo o processo da leitura e escrita utilizando os jogos didáticos no computador.








Plano de aula

1-Dados de identificação: Escola Estadual Antonio de Barros Freire
Professora do AEE: Maria da Glória de Oliveira Araújo
Atividade do site: jogo das sílabas
Disciplina: Linguagem
Período de desenvolvimento da atividade: 2h/aulas

2-Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade: percepção visual, percepção auditiva, concentração, familiarização com as ferramentas do computador, principalmente com o mouse, lateralidade, coordenação motora grossa e silabar.

3- Habilidade a ser desenvolvida: letramento

4-Objetivos: Desenvolver o processo da leitura e da escrita, desenvolver o raiocinio lógico, desenvolver a percepção visual, lateralidade, coordenação motora e familiarizar o aluno com as tecnologias acessíveis.

5-Conteúdo: Sílabas

6-Desenvolvimento da atividade

No primeiro momento vou explicar para o aluno como utilizar as ferramentas do computador como: mouse, teclado e lateralidade( esquerdo, direito), principalmente para o mouse. Em seguida vou explicar os procedimentos do jogo.

No segundo momento: No inicio do jogo pedirei que reconheça primeiro a sálaba que está no comando do jogo em seguida as imagens.  Perguntaria a sílaba inicial de cada imagem, depois pediria que ele identificasse a imagem que  o nome começasse com a sílaba que estava no comando.E assim faria até trabalhar pelo menos duas famílias silábicas.

No terceiro momento: Faria um ditado utilizando o editor de texto Word com as sílabas trabalhadas.

7-Recursos: tecnologia assistiva

8-Estratégia de acompanhamento da atividade:
Sentar ao lado do aluno para fazer possíveis mediação sempre que fosse necessário.

9- Observações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário