Práticas de Inclusão escolar
Meu aluno Abraão,
desenvolvendo o processo da leitura e escrita utilizando os jogos didáticos no
computador.
Plano de aula
1-Dados de identificação:
Escola Estadual Antonio de Barros Freire
Professora do AEE: Maria da
Glória de Oliveira Araújo
Site: http://smartkids.com.br
Atividade do site: jogo das
sílabas
Disciplina: Linguagem
Período de desenvolvimento da
atividade: 2h/aulas
2-Características sensoriais e
cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade: percepção
visual, percepção auditiva, concentração, familiarização com as ferramentas do
computador, principalmente com o mouse, lateralidade, coordenação motora grossa
e silabar.
3- Habilidade a ser desenvolvida:
letramento
4-Objetivos: Desenvolver o
processo da leitura e da escrita, desenvolver o raiocinio lógico, desenvolver a
percepção visual, lateralidade, coordenação motora e familiarizar o aluno com
as tecnologias acessíveis.
5-Conteúdo: Sílabas
6-Desenvolvimento da atividade
No primeiro momento vou
explicar para o aluno como utilizar as ferramentas do computador como: mouse,
teclado e lateralidade( esquerdo, direito), principalmente para o mouse. Em
seguida vou explicar os procedimentos do jogo.
No segundo momento: No inicio
do jogo pedirei que reconheça primeiro a sálaba que está no comando do jogo em
seguida as imagens. Perguntaria a sílaba
inicial de cada imagem, depois pediria que ele identificasse a imagem que o nome começasse com a sílaba que estava no
comando.E assim faria até trabalhar pelo menos duas famílias silábicas.
No terceiro momento: Faria um
ditado utilizando o editor de texto Word com as sílabas trabalhadas.
7-Recursos: tecnologia
assistiva
8-Estratégia de acompanhamento
da atividade:
Sentar ao lado do aluno para
fazer possíveis mediação sempre que fosse necessário.
9- Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário